Conversa/Palestra

< 1 | 2 | 3 >

Comunicações seguras usando criptografia quântica

O que é a criptografia quântica
Dias: 21 | 23

Conhece melhor a tua voz – O papel do Terapeuta da Fala

Conhece uma das áreas de atuação do Terapeuta da Fala na sua prática clínica e a importância da ciência e tecnologia na avaliação da qualidade vocal
Dias: 22 | 24

Conversão energética de biomassa florestal: um contributo para a economia e sustentabilidade energética de Portugal

A utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica e elétrica é uma das opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis e para uma gestão mais eficiente da floresta e da agricultura.
Dias: 22 | 23

Conversas na Academia - Biomateriais…Podíamos viver sem eles? Podíamos mas não era a mesma coisa!

O corpo humano é uma máquina fascinante e complexa. Como em qualquer máquina, para a manter em boas condições de funcionamento, é preciso fazer reparações, substituir “peças”… É aqui que entram os biomateriais! Mas será que os biomateriais só servem para substituir partes danificadas? Haverá materiais capazes de fazer com que os tecidos regenerem, como nas salamandras? Estará longe o dia em que se possa trocar um órgão doente por outro saudável, produzido no laboratório?
Dias: 24

Conversas na Academia - Energias renováveis e os desafios do Protocolo de Paris 2015

A insustentável leveza das energias renováveis (ER).

O peso das ER nas maiores economias, sociedades desenvolvidas, sociedades em desenvolvimento e sociedades tradicionais. ER e autonomia energética: A visibilidade das ER na produção elétrica (hídrico, eólico, fotovoltaico) e o desconhecimento dos biocombustíveis sólidos (biomassa, pellets e outros recursos florestais), Desafios e oportunidades na variabilidade e na intermitência das ER: Os exemplo da Suíça e outros nas reservas hídricas e turbinas reversíveis. O impacto das ER no ambiente, patrimónios natural e cultural, comunidades locais, arquitetura urbana,… e no bolso do contribuinte.
Dias: 22

Conversas na Academia - Nanotecnologias: Grandes coisas a partir de um pequeno mundo

Tal como os homens, as tecnologias não se medem aos palmos. É o caso das Nanotecnologias que constroem e utilizam materiais, dispositivos e máquinas à escala do nanómetro. E um nanómetro é um bilionésimo de um metro, ou seja, 1000000000 de vezes mais pequeno do que 1 metro, é mesmo pequeno… Mas assim sendo como é que as Nanotecnologias irão resolver alguns dos problemas do mundo? Energia limpa, materiais mais leves e duráveis, dispositivos médicos e medicamentos para detetar e tratar doenças com menos efeitos colaterais…?
Dias: 22

Interdisciplinaridade: Métodos gráficos de representação de palavras-chave para uso na abordagem de conteúdos interdisciplinares

A inter-relação entre duas ou mais disciplinas de maneira clara e útil para a compreensão de alguns assuntos, embora fortemente desejável é, de um modo geral, difícil de conseguir. Quer os alunos quer os docentes têm dificuldades de ordem vária na utilização de conceitos/conhecimentos provenientes de outra(s) disciplina(s) / área(s). A aprendizagem. Em geral, os conhecimentos são colocados em “compartimentos estanques”, o que se traduz em pouca flexibilidade na sua utilização imediata e dificuldade em inter-relacioná-los Isto conduz a “incredulidade” da sua utilidade posterior, num futuro mais ou menos próximo. A construção de esquematizações que promovam interdisciplinaridade de modo visualmente apelativo e motivante, apresenta-se-nos de grande utilidade. Serão dados exemplos das chamadas “nuvens de palavras”, que se espera sejam, além de visualmente interessantes, de utilidade na promoção da interdisciplinaridade.
Dias: 23

Modelação numérica em Engenharia com Elementos Finitos

Um primeiro contacto com a aplicação do computador na resolução de problemas de Engenharia.
Dias: 21

NANO + FOTO = ÁGUA LIMPA?

Palestra sobre a utilização de nanomateriais à base de grafeno na purificação de águas
Dias: 23

O que é o azulejo?

Vais aprender sobre o que é o azulejo, sua produção e uso na reabilitação de fachadas de edifícios. Os materiais, as técnicas e os desenhos utilizados no azulejo. Vamos aplicar azulejos segundo as técnicas tradicionais.
Dias: 23

< 1 | 2 | 3 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia