Atividade Experimental

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Deste Chá eu gosto - 1º e 2º ciclo

Vamos fazer chá, scones e manteiga e degustar o resultado no final da atividade
Dias: 21 | 22 | 24

Deste chá eu gosto! - 3º ciclo e secundário

Vamos fazer chá, scones e manteiga e degustar o resultado no final da atividade.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Determinação de Vitamina C

A vitamina C foi isolada pela primeira vez pelo húngaro Albert Szent-Györgyi em 1928. Na mesma época, em 1932, Charles Glen King e W. A. Waugh, da Universidade de Pittsburg, encontraram um composto idêntico no sumo do limão. Em 1933, os químicos ingleses Sir Walter Norman Haworth e Sir Edmund Hirst estabeleceram a estrutura da vitamina C e sugeriram em conjunto com Szent-Györgyi a mudança de nome para ácido L-ascórbico devido às suas propriedades antiescorbúticas. Em 1965 a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemists) confirmou o uso dos nomes ácido L-ascórbico ou ácido ascórbico para a vitamina C. Em 1937, Haworth (Química) e Szent-Györgyi (Medicina) receberam o Prémio Nobel pelos seus trabalhos relacionados com a vitamina C. A vitamina C ou, ácido ascórbico (AA) é um poderoso antioxidante, combate a formação de radicais livres, ajuda no crescimento das células do organismo e fortalece o sistema imunológico. O ser humano é incapaz de sintetizar a vitamina C pois perdeu essa capacidade durante o processo de evolução. Assim, é extremamente importante o consumo de alimentos ricos em Vitamina C ou a compensação desta vitamina pela ingestão de suplementos alimentares. A dose recomendada de ingestão de vitamina C é de cerca de 100 mg por dia. Mas, qual a diferença entre beber um sumo de laranja, comer um kiwi ou um pimento ou tomar comprimidos de vitamina C, em termos da quantidade ingerida? No laboratório podemos quantificar e comparar as concentrações desta vitamina para os diferentes casos. Nesta atividade vamos determinar a concentração de vitamina C num comprimido comercial, numa amostra de sumo de laranja empacotada e numa peça de fruta fresca (por exemplo, a laranja ou o limão).
Dias: 24

Escudo solar - 1º e 2º ciclo

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Escudo solar - 3º ciclo e secundário

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Escudo solar - pré-escolar

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Esparguete à estrutuguesa

Uma série de desafios únicos envolvendo esparguete, criatividade e estruturas complexas...
Dias: 23

Holografia 3D

Sessão experimental na qual se dará a conhecer a técnica de registo holográfico de gravação a 3D com luz laser e permitirá construir um holograma
Dias: 24 | 25

Hologramas desenhados à mão

Sessão experimental no Laboratório de Holografia da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro que dará a conhecer uma técnica de registo holográfico de gravação que permitirá construir um holograma.
Dias: 21 | 22

Implementação de sistemas de monotorização e controlo de um motor elétrico

Introdução aos sistemas de supervisão e controlo de processos industriais
Dias: 21 | 25

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