Atividade Experimental

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A biologia e a química no tratamento de águas residuais...

As águas residuais são uma consequência inevitável de diversas atividades humanas (doméstica, industrial, comercial, agrícola, etc.) e quando lançadas no meio ambiente podem provocar graves problemas de desequilíbrio nos ecossistemas naturais. Para minorar esses problemas existem várias opções de tratamento. Nas situações mais comuns, um sistema completo de tratamento de águas residuais envolve operações físicas e processos químicos e biológicos. Esta atividade pretende ilustrar alguns aspetos do tratamento de águas residuais por técnicas físico-químicas e por processos biológicos. Os participantes poderão realizar ou observar uma pequena experiência laboratorial de tratamento de uma água residual industrial por um processo físico-químico. Poderão também observar o funcionamento de reatores biológicos no tratamento de águas residuais bem como observar ao microscópio a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesses reatores.
Dias: 23

A cor dos metais - luz e calor

Como foram identificados os elementos que formam as estrelas? E os compostos recentemente descobertos em Marte (percloratos) que parecem demonstrar a existência de água neste planeta? A resposta pode ser resumida numa palavra - espectroscopia. Esta técnica vai ser usada para observar a cor de elementos quando aquecidos a temperaturas elevadas ou de soluções de sais quando absorvem luz.
Dias: 25

À descoberta de micro e nanotecnologias com a microscopia eletrónica e os Raios-X

Porque é que as micro e nanotecnologias revolucionam a vida moderna?

Vem descobrir como a microscopia eletrónica, a microanálise e os Raios-X são essenciais para o desenvolvimento dos materiais que transformam o mundo numa aldeia global com mais informação, maior rapidez, maior precisão, mais energia renovável, mais conforto,…, melhor saúde e a expectativa do “forever young” com os biomateriais. Vem também descobrir como se desenvolvem novos materiais revelando os materiais naturais com as visões penetrantes dos Raios-X, microscopia eletrónica e microanálise.
Dias: 21

À descoberta dos minerais: experimentar e conhecer para utilizar

Os minerais são substâncias naturais, que dependendo da sua composição e das condições em que se formaram na Terra, apresentam propriedades que foram decisivas na construção da história da humanidade, desde a pré-história até à atualidade. Sabes porque os minerais têm cores tão diferentes? E porque pequenas amostras de certos minerais são mais pesadas que amostras grandes de outros minerais? Sabias que há minerais fluorescentes? Porque são tão procurados e caros os diamantes? Alguns minerais são até capazes de produzir energia! Sabes quais? Fazes ideia da quantidade e quais os tipos de minerais que estão presentes na tua casa? E que há minerais capazes de cortar rocha? Qual foi um dos primeiros minerais a ser utilizado pelo Homem e qual a razão para isso acontecer? Este é o desafio que te propomos: vem conhecer os minerais e as suas propriedades, e perceber porque são tão importantes na nossa vida! Estudar minerais não é partir pedra, mas também te vamos propor esse desafio…
Dias: 21

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Três indivíduos são suspeitos, a análise de amostras arenosas encontradas no carro e nos sapatos dos suspeitos poderão confirmar quem foi o culpado. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

A jogar aprendo a poupar!

Sabes o que significa orçamento? Poupar? Receitas? Despesas? Nos dias que correm é importante saber como gerir um orçamento familiar. E o que fazes com a tua semanada ou mesada? Aproveitas da melhor maneira? Em conjunto vamos perceber!
Dias: 22

A magia da Química

Com esta atividade pretende-se despertar e desenvolver o gosto pela ciência em geral e pela química em particular, nos alunos do 1º Ciclo. Para isso foram selecionadas algumas atividades demonstrativas, adaptadas de modo a poderem ser realizadas com materiais simples, sem qualquer dificuldade nem perigosidade para os alunos.
Dias: 25

À pesca de ANTICORPOS e POTATOPLASTIC - Bioplásticos produzidos a partir dos resíduos da indústria de batata

Devido ao aparecimento de agentes patogénicos resistentes aos antibióticos, a imunoterapia passiva com a utilização de anticorpos específicos é considerada uma estratégia promissora. Para além dos anticorpos de mamíferos (os mais investigados), os anticorpos presentes na gema de ovo (IgY) podem ser obtidos em quantidades mais elevadas e usando metodologias não-invasivas. No entanto, devido à falta de técnicas de purificação de baixo custo, as terapias com IgY são mais dispendiosas que as terapias farmacológicas convencionais. Com uma adaptação do jogo da pesca, pretende-se demonstrar a dificuldade na purificação dos anticorpos IgY a partir de uma matriz complexa, a gema do ovo, e de que forma os materiais funcionalizados podem ajudar.

A atividade POTATOPLASTIC visa demonstrar a viabilidade de utilizar os resíduos da indústria agroalimentar, nomeadamente, da indústria de batata frita como fonte de matérias-primas para o desenvolvimento da materiais plásticos sustentáveis e biodegradáveis, os bioplásticos.
Dias: 23

A saúde ao teu alcance

A atividade visa sensibilizar os estudantes do ensino secundário para a oferta formativa da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, utilizando a simulação de alta fidelidade (SIMULA) como estratégia de desenvolvimento de competências do futuro profissional de saúde no acompanhamento dos doentes.
Dias: 24

A tomada de decisões económicas

Num jogo de computador em que os alunos são emparelhados aprendem a tomar decisões económicas que dependem das decisões dos seus pares. O desafio está em obter os maiores ganhos possíveis estando sempre dependente da decisão do outro, podendo isto condicionar os seus ganhos.
Dias: 22

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