Visita Guiada

A biologia e a química no tratamento de águas residuais...

As águas residuais são uma consequência inevitável de diversas atividades humanas (doméstica, industrial, comercial, agrícola, etc.) e quando lançadas no meio ambiente podem provocar graves problemas de desequilíbrio nos ecossistemas naturais. Para minorar esses problemas existem várias opções de tratamento. Nas situações mais comuns, um sistema completo de tratamento de águas residuais envolve operações físicas e processos químicos e biológicos. Esta atividade pretende ilustrar alguns aspetos do tratamento de águas residuais por técnicas físico-químicas e por processos biológicos. Os participantes poderão realizar ou observar uma pequena experiência laboratorial de tratamento de uma água residual industrial por um processo físico-químico. Poderão também observar o funcionamento de reatores biológicos no tratamento de águas residuais bem como observar ao microscópio a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesses reatores.
Dias: 23

A utilização da Matemática (e não só…) no desenvolvimento de simuladores médicos

Esta atividade é sobre a modelação matemática de sistemas fisiológicos (ex: o sistema cardiovascular) e a simulação deste sistemas num computador ou num manequim de tamanho real através do desenvolvimento de software e de hardware específico. A combinação destes elementos associada a uma forte componente educativa tem como resultado o desenvolvimento de simuladores que auxiliam o treino médico, permitindo o desenvolvimento de competências de profissionais de saúde num ambiente controlado. Nesta atividade irá ser apresentado exemplos dessas aplicações, nomeadamente no transporte do oxigénio entre a mãe e o feto através da placenta. Uma visita ao Centro de Simulação Clínica (SIMULA) permitirá o contacto com os simuladores médicos de alta-fidelidade existentes, realçando o papel multidisciplinar envolvido (e não é só matemática…).
Dias: 25

Conversão energética de biomassa florestal: um contributo para a economia e sustentabilidade energética de Portugal

A utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica e elétrica é uma das opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis e para uma gestão mais eficiente da floresta e da agricultura.
Dias: 22 | 23

Desafios no Jardim da Ciência

Desafios no Jardim da Ciência numa perspetiva de educação para a sustentabilidade.
Dias: 21

Fislab

Vem conhecer os laboratórios do Departamento de Física
Dias: 21 | 22 | 24 | 25

Psicologia em ação no laboratório!

Visita guiada ao PsyLab - Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada da Universidade de Aveiro, incluindo uma breve apresentação sobre o equipamento disponível e sobre os estudos em curso em algumas das suas unidades funcionais: NeuroLab, OlfactionLab, Evo-CogLab, AnimalLab, e Stresslab. Os visitantes terão ainda oportunidade de participar em demonstrações práticas de tarefas experimentais em curso nas várias unidades.
Dias: 25

Uma aventura no arquivo!

De uma forma lúdica pretende-se dar a conhecer o espaço do arquivo da Universidade de Aveiro.
Dias: 21 | 24

imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia