Programa para alunos ensino superior

1 | 2 | 3 >

À pesca de ANTICORPOS e POTATOPLASTIC - Bioplásticos produzidos a partir dos resíduos da indústria de batata

Devido ao aparecimento de agentes patogénicos resistentes aos antibióticos, a imunoterapia passiva com a utilização de anticorpos específicos é considerada uma estratégia promissora. Para além dos anticorpos de mamíferos (os mais investigados), os anticorpos presentes na gema de ovo (IgY) podem ser obtidos em quantidades mais elevadas e usando metodologias não-invasivas. No entanto, devido à falta de técnicas de purificação de baixo custo, as terapias com IgY são mais dispendiosas que as terapias farmacológicas convencionais. Com uma adaptação do jogo da pesca, pretende-se demonstrar a dificuldade na purificação dos anticorpos IgY a partir de uma matriz complexa, a gema do ovo, e de que forma os materiais funcionalizados podem ajudar.

A atividade POTATOPLASTIC visa demonstrar a viabilidade de utilizar os resíduos da indústria agroalimentar, nomeadamente, da indústria de batata frita como fonte de matérias-primas para o desenvolvimento da materiais plásticos sustentáveis e biodegradáveis, os bioplásticos.
Dias: 23

A utilização da Matemática (e não só…) no desenvolvimento de simuladores médicos

Esta atividade é sobre a modelação matemática de sistemas fisiológicos (ex: o sistema cardiovascular) e a simulação deste sistemas num computador ou num manequim de tamanho real através do desenvolvimento de software e de hardware específico. A combinação destes elementos associada a uma forte componente educativa tem como resultado o desenvolvimento de simuladores que auxiliam o treino médico, permitindo o desenvolvimento de competências de profissionais de saúde num ambiente controlado. Nesta atividade irá ser apresentado exemplos dessas aplicações, nomeadamente no transporte do oxigénio entre a mãe e o feto através da placenta. Uma visita ao Centro de Simulação Clínica (SIMULA) permitirá o contacto com os simuladores médicos de alta-fidelidade existentes, realçando o papel multidisciplinar envolvido (e não é só matemática…).
Dias: 25

Ambiente Construído e Desenvolvimento Sustentável

O imparável movimento das populações do campo para as cidades, na tentativa de ultrapassar insuportáveis situações de precaridade, tem conduzido, desde o início da Revolução Industrial, à criação de vastas zonas urbanas, em que a pobreza generalizada, a elevada incidência de criminalidade e a ausência de higiene pautam a vida diária dos moradores dos chamados ‘bairros de lata’, um pouco por todo o mundo. Reconhecendo o papel fundamental que a arquitetura e o planeamento urbano podem desempenhar na transformação social, o júri do Prémio Pritzer resolveu galardoar, em 2016, o Arqº Alejandro Aravena, do Chile, pelo trabalho inovador realizado em prol das populações dos bairros de lata, sobretudo da América Latina. Aravena afirmou que «se as cidades quiserem absorver com sucesso as 1,5 biliões de novas afluências projetadas pela ONU, para os próximos 15 anos, devem tirar algumas lições do tipo de habitações dos bairros de lata». Segundo Aravena, e também de acordo com projeções da ONU, os arquitetos vão ter de ajudar a construir uma cidade de um milhão de habitantes por semana, nos próximos 15 anos, com um orçamento de apenas 10.000 USD por família. Como conciliar esta necessidade com a necessidade, porventura mais geral, de promover o desenvolvimento sustentável?
Dias: 22

Artes marciais

O treino de uma arte marcial é benéfico em diversos aspetos, isto é, tem um papel importante no desenvolvimento do praticante, tanto a nível físico, como a nível intelectual e moral, o que irá mais tarde refletir-se na formação como indivíduo de cada praticante.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

As câmaras digitais não servem só para fotografia

Mas será que as câmaras digitais servem apenas para registar os nossos momentos do dia a dia? Será a fotografia a única aplicação destes dispositivos?
Dias: 21 | 23 | 25

As tecnologias web para visualização de imagens médicas de alta resolução

Conhece alguns dos projetos desenvolvidos na UA no âmbito da visualização de estudos de imagem médica, usando apenas tecnologias web
Dias: 23

Como podem os computadores responder a perguntas e ajudar na descoberta de conhecimento?

Uma palestra sobre como os computadores, ou melhor, os algoritmos computacionais, conseguem extrair conhecimento a partir de texto (e não só...), e como esse conhecimento pode ser usado para responder a perguntas, publicitar produtos, ou descobrir novas curas para doenças.
Dias: 23

Comunicações seguras usando criptografia quântica

O que é a criptografia quântica
Dias: 21 | 23

Construções com régua não graduada e compasso

Aprende a fazer algumas construções com régua não graduada e compasso. Experimenta o jogo Euclid, que foi criado com o GeoGebra, e está disponível na hiperligação http://www.euclidthegame.com/
Dias: 23

Conversão energética de biomassa florestal: um contributo para a economia e sustentabilidade energética de Portugal

A utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica e elétrica é uma das opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis e para uma gestão mais eficiente da floresta e da agricultura.
Dias: 22 | 23

1 | 2 | 3 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia