Programa para alunos 3.º ciclo

1 | 2 | 3 | 4 >

À descoberta dos tesouros do Parque Infante D. Pedro – Projeto EduPARK

Desafio educativo que envolve questões interdisciplinares e o uso de telemóveis, para que os alunos possam aprender enquanto usufruem de uma caminhada saudável pelo parque.
Dias: 21 | 23

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Três indivíduos são suspeitos, a análise de amostras arenosas encontradas no carro e nos sapatos dos suspeitos poderão confirmar quem foi o culpado. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

A resistência ao fogo dos edifícios

Apresentação do Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo
Dias: 21 | 23 | 25

A tomada de decisões económicas

Num jogo de computador em que os alunos são emparelhados aprendem a tomar decisões económicas que dependem das decisões dos seus pares. O desafio está em obter os maiores ganhos possíveis estando sempre dependente da decisão do outro, podendo isto condicionar os seus ganhos.
Dias: 22

Aprender ciência a brincar – uma experiência indiana - 2º e 3º ciclo

Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram.
Dias: 21 | 22 | 25

Artes marciais

O treino de uma arte marcial é benéfico em diversos aspetos, isto é, tem um papel importante no desenvolvimento do praticante, tanto a nível físico, como a nível intelectual e moral, o que irá mais tarde refletir-se na formação como indivíduo de cada praticante.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Casas Passivas de consumo energético quase zero

Nesta ação será versada a problemática das Alterações Climáticas e a adaptabilidade dos edifícios no que diz respeito à independência energética e conforto térmico. Será feita uma pequena palestra, seguida de uma parte experimental em laboratório.
Dias: 22

Circo matemático

Espetáculo de circo matemático com atividades lúdicas atrativas e variadas, todas de cariz matemático.
Dias: 24

Compreendendo um dos produtos mais complexos do nosso quotidiano, o automóvel...

Com esta sessão pretende‐se introduzir alguns princípios de tecnologia automóvel, dando ênfase aos aspetos construtivos do automóvel, a noções de potência e transmissão assim como de novas tecnologias. Procura‐se também mostrar a interligação da tecnologia automóvel com diversos campos de conhecimento, nomeadamente com a física, a engenharia e o design. A sessão contará com espaços de exposição de conteúdos teóricos, de exercícios teórico‐práticos e experimentação.
Dias: 23

Construção de Pontes de Esparguete

Vem projetar e construir pontes em esparguete e no final perceber quão resistentes elas são.
Dias: 21 | 25

1 | 2 | 3 | 4 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia