Programa para público em geral

1 | 2 >

Ambiente Construído e Desenvolvimento Sustentável

O imparável movimento das populações do campo para as cidades, na tentativa de ultrapassar insuportáveis situações de precaridade, tem conduzido, desde o início da Revolução Industrial, à criação de vastas zonas urbanas, em que a pobreza generalizada, a elevada incidência de criminalidade e a ausência de higiene pautam a vida diária dos moradores dos chamados ‘bairros de lata’, um pouco por todo o mundo. Reconhecendo o papel fundamental que a arquitetura e o planeamento urbano podem desempenhar na transformação social, o júri do Prémio Pritzer resolveu galardoar, em 2016, o Arqº Alejandro Aravena, do Chile, pelo trabalho inovador realizado em prol das populações dos bairros de lata, sobretudo da América Latina. Aravena afirmou que «se as cidades quiserem absorver com sucesso as 1,5 biliões de novas afluências projetadas pela ONU, para os próximos 15 anos, devem tirar algumas lições do tipo de habitações dos bairros de lata». Segundo Aravena, e também de acordo com projeções da ONU, os arquitetos vão ter de ajudar a construir uma cidade de um milhão de habitantes por semana, nos próximos 15 anos, com um orçamento de apenas 10.000 USD por família. Como conciliar esta necessidade com a necessidade, porventura mais geral, de promover o desenvolvimento sustentável?
Dias: 22

Artes marciais

O treino de uma arte marcial é benéfico em diversos aspetos, isto é, tem um papel importante no desenvolvimento do praticante, tanto a nível físico, como a nível intelectual e moral, o que irá mais tarde refletir-se na formação como indivíduo de cada praticante.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

As tecnologias web para visualização de imagens médicas de alta resolução

Conhece alguns dos projetos desenvolvidos na UA no âmbito da visualização de estudos de imagem médica, usando apenas tecnologias web
Dias: 23

Circo matemático

Espetáculo de circo matemático com atividades lúdicas atrativas e variadas, todas de cariz matemático.
Dias: 24

Como podem os computadores responder a perguntas e ajudar na descoberta de conhecimento?

Uma palestra sobre como os computadores, ou melhor, os algoritmos computacionais, conseguem extrair conhecimento a partir de texto (e não só...), e como esse conhecimento pode ser usado para responder a perguntas, publicitar produtos, ou descobrir novas curas para doenças.
Dias: 23

Comunicações seguras usando criptografia quântica

O que é a criptografia quântica
Dias: 21 | 23

Construções com régua não graduada e compasso

Aprende a fazer algumas construções com régua não graduada e compasso. Experimenta o jogo Euclid, que foi criado com o GeoGebra, e está disponível na hiperligação http://www.euclidthegame.com/
Dias: 23

Conversão energética de biomassa florestal: um contributo para a economia e sustentabilidade energética de Portugal

A utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica e elétrica é uma das opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis e para uma gestão mais eficiente da floresta e da agricultura.
Dias: 22 | 23

Holografia 3D

Sessão experimental na qual se dará a conhecer a técnica de registo holográfico de gravação a 3D com luz laser e permitirá construir um holograma
Dias: 24 | 25

Índice de Transparência Municipal

A presente iniciativa tem como objetivo apresentar ao público em geral o projeto “Índice de Transparência Municipal” (ITM), que está a ser desenvolvido no âmbito do núcleo de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. Espera-se que no final da sessão os participantes fiquem esclarecidos sobre: - O que é o Índice de Transparência Municipal; - Para que serve; - Como é elaborado (metodologia). A apresentação do ITM é fundamental para continuar a estabelecer inter-relações entre a investigação cientifica produzida na Universidade de Aveiro e a realidade dos Municípios e dos cidadãos que deles fazem parte, contribuindo assim para os processos de transferência do conhecimento e de valores como o da transparência - conceito chave do Índice.
Dias: 22

1 | 2 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia