Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica

À descoberta de micro e nanotecnologias com a microscopia eletrónica e os Raios-X

Porque é que as micro e nanotecnologias revolucionam a vida moderna?

Vem descobrir como a microscopia eletrónica, a microanálise e os Raios-X são essenciais para o desenvolvimento dos materiais que transformam o mundo numa aldeia global com mais informação, maior rapidez, maior precisão, mais energia renovável, mais conforto,…, melhor saúde e a expectativa do “forever young” com os biomateriais. Vem também descobrir como se desenvolvem novos materiais revelando os materiais naturais com as visões penetrantes dos Raios-X, microscopia eletrónica e microanálise.
Dias: 21

Conversas na Academia - Biomateriais…Podíamos viver sem eles? Podíamos mas não era a mesma coisa!

O corpo humano é uma máquina fascinante e complexa. Como em qualquer máquina, para a manter em boas condições de funcionamento, é preciso fazer reparações, substituir “peças”… É aqui que entram os biomateriais! Mas será que os biomateriais só servem para substituir partes danificadas? Haverá materiais capazes de fazer com que os tecidos regenerem, como nas salamandras? Estará longe o dia em que se possa trocar um órgão doente por outro saudável, produzido no laboratório?
Dias: 24

Conversas na Academia - Energias renováveis e os desafios do Protocolo de Paris 2015

A insustentável leveza das energias renováveis (ER).

O peso das ER nas maiores economias, sociedades desenvolvidas, sociedades em desenvolvimento e sociedades tradicionais. ER e autonomia energética: A visibilidade das ER na produção elétrica (hídrico, eólico, fotovoltaico) e o desconhecimento dos biocombustíveis sólidos (biomassa, pellets e outros recursos florestais), Desafios e oportunidades na variabilidade e na intermitência das ER: Os exemplo da Suíça e outros nas reservas hídricas e turbinas reversíveis. O impacto das ER no ambiente, patrimónios natural e cultural, comunidades locais, arquitetura urbana,… e no bolso do contribuinte.
Dias: 22

Conversas na Academia - Nanotecnologias: Grandes coisas a partir de um pequeno mundo

Tal como os homens, as tecnologias não se medem aos palmos. É o caso das Nanotecnologias que constroem e utilizam materiais, dispositivos e máquinas à escala do nanómetro. E um nanómetro é um bilionésimo de um metro, ou seja, 1000000000 de vezes mais pequeno do que 1 metro, é mesmo pequeno… Mas assim sendo como é que as Nanotecnologias irão resolver alguns dos problemas do mundo? Energia limpa, materiais mais leves e duráveis, dispositivos médicos e medicamentos para detetar e tratar doenças com menos efeitos colaterais…?
Dias: 22

imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia