Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA)

A saúde ao teu alcance

A atividade visa sensibilizar os estudantes do ensino secundário para a oferta formativa da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, utilizando a simulação de alta fidelidade (SIMULA) como estratégia de desenvolvimento de competências do futuro profissional de saúde no acompanhamento dos doentes.
Dias: 24

A utilização da Matemática (e não só…) no desenvolvimento de simuladores médicos

Esta atividade é sobre a modelação matemática de sistemas fisiológicos (ex: o sistema cardiovascular) e a simulação deste sistemas num computador ou num manequim de tamanho real através do desenvolvimento de software e de hardware específico. A combinação destes elementos associada a uma forte componente educativa tem como resultado o desenvolvimento de simuladores que auxiliam o treino médico, permitindo o desenvolvimento de competências de profissionais de saúde num ambiente controlado. Nesta atividade irá ser apresentado exemplos dessas aplicações, nomeadamente no transporte do oxigénio entre a mãe e o feto através da placenta. Uma visita ao Centro de Simulação Clínica (SIMULA) permitirá o contacto com os simuladores médicos de alta-fidelidade existentes, realçando o papel multidisciplinar envolvido (e não é só matemática…).
Dias: 25

Adultos com lesões neurológicas adquiridas – Qual o papel do Terapeuta da Fala?

A atuação do Terapeuta da Fala com adultos com perturbações de comunicação e de deglutição após lesão cerebral.
Dias: 22 | 23

Ar sim, ar não… a melodia da respiração!

As doenças respiratórias são um grave problema de saúde pública em todas as idades e muitas vezes não percecionadas. Reconhecer o que é normal e quais as principais alterações dos sons respiratórios nas diferentes idades, bem como conhecer o que a fisioterapia pode fazer para promover a saúde e prevenir estas doenças, pode fazer a diferença no futuro de todos nós.
Dias: 23

Avaliar e intervir com crianças

Como atua o Terapeuta da Fala com crianças em idade pré-escolar
Dias: 25

Conhece melhor a tua voz – O papel do Terapeuta da Fala

Conhece uma das áreas de atuação do Terapeuta da Fala na sua prática clínica e a importância da ciência e tecnologia na avaliação da qualidade vocal
Dias: 22 | 24

Reabilitação Respiratória: da Universidade para a Comunidade

A reabilitação respiratória é um tratamento realizado com pessoas de várias idades que possuam uma doença respiratória crónica como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica (i.e., bronquite e/ou enfisema pulmonar) ou a hipertensão pulmonar. Este tratamento possui grande evidência científica e clínica, envolve uma equipa multidisciplinar (i.e., fisioterapeuta, médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista entre outros) e consiste em sessões de exercício físico, educação e apoio psicossocial, sendo normalmente realizada em grupo. Contudo, a reabilitação respiratória realizada na comunidade é ainda pouco conhecida em Portugal e atualmente menos de 1% das pessoas com doenças respiratórias beneficiam deste tratamento.
Dias: 23

Se as minhas costas falassem

Sessão teórica ou prática sobre postura
Dias: 23

imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia