Departamento de Geociências

À descoberta dos minerais: experimentar e conhecer para utilizar

Os minerais são substâncias naturais, que dependendo da sua composição e das condições em que se formaram na Terra, apresentam propriedades que foram decisivas na construção da história da humanidade, desde a pré-história até à atualidade. Sabes porque os minerais têm cores tão diferentes? E porque pequenas amostras de certos minerais são mais pesadas que amostras grandes de outros minerais? Sabias que há minerais fluorescentes? Porque são tão procurados e caros os diamantes? Alguns minerais são até capazes de produzir energia! Sabes quais? Fazes ideia da quantidade e quais os tipos de minerais que estão presentes na tua casa? E que há minerais capazes de cortar rocha? Qual foi um dos primeiros minerais a ser utilizado pelo Homem e qual a razão para isso acontecer? Este é o desafio que te propomos: vem conhecer os minerais e as suas propriedades, e perceber porque são tão importantes na nossa vida! Estudar minerais não é partir pedra, mas também te vamos propor esse desafio…
Dias: 21

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Três indivíduos são suspeitos, a análise de amostras arenosas encontradas no carro e nos sapatos dos suspeitos poderão confirmar quem foi o culpado. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Caçadores de fósseis

Vem caçar fósseis e leva um para casa! Mas...o que é um fóssil? Como se forma? São úteis para os cientistas?
Dias: 24

Evolução da vida na terra: o que nos contam os fósseis - 3º ciclo

Surgimento e evolução da vida na Terra. O registo fóssil e o que podemos deduzir desse registo
Dias: 23 | 25

Evolução da vida na terra: o que nos contam os fósseis - secundário

Surgimento e evolução da vida na Terra. O registo fóssil e o que podemos deduzir desse registo
Dias: 23 | 25

Recursos minerais: do interior da Terra até à nossa casa!

Sabias que a maioria das matérias-primas que usas no dia a dia são recursos minerais? Sabias que cada pessoa vai utilizar cerca de 1500 toneladas de recursos minerais durante a sua vida? Tens ideia de quantas explorações mineiras são necessárias para produzir um simples telemóvel? Sabias que para obteres umas simples 5 gr de ouro é necessário moer cerca de 1 tonelada de rocha? Sabias que gestos tão simples como acender uma lâmpada só são possíveis porque existem explorações mineiras? Não te parece que só por esta breve apresentação as Geociências oferecem um mundo de oportunidades de estudo e de trabalho? De facto, as geociências não são só partir pedra… São muito mais do que isso. Vão desde a prospeção, descoberta e exploração de matérias-primas energéticas, metálicas e não metálicas, à remediação ambiental, ao ordenamento do território e até ao seu contributo na saúde (geomedicina)
Dias: 25

imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia