Programa para 24 de novembro

< 1 | 2 | 3 | 4 >

Deste Chá eu gosto - 1º e 2º ciclo

Vamos fazer chá, scones e manteiga e degustar o resultado no final da atividade
Dias: 21 | 22 | 24

Deste chá eu gosto! - 3º ciclo e secundário

Vamos fazer chá, scones e manteiga e degustar o resultado no final da atividade.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Determinação de Vitamina C

A vitamina C foi isolada pela primeira vez pelo húngaro Albert Szent-Györgyi em 1928. Na mesma época, em 1932, Charles Glen King e W. A. Waugh, da Universidade de Pittsburg, encontraram um composto idêntico no sumo do limão. Em 1933, os químicos ingleses Sir Walter Norman Haworth e Sir Edmund Hirst estabeleceram a estrutura da vitamina C e sugeriram em conjunto com Szent-Györgyi a mudança de nome para ácido L-ascórbico devido às suas propriedades antiescorbúticas. Em 1965 a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemists) confirmou o uso dos nomes ácido L-ascórbico ou ácido ascórbico para a vitamina C. Em 1937, Haworth (Química) e Szent-Györgyi (Medicina) receberam o Prémio Nobel pelos seus trabalhos relacionados com a vitamina C. A vitamina C ou, ácido ascórbico (AA) é um poderoso antioxidante, combate a formação de radicais livres, ajuda no crescimento das células do organismo e fortalece o sistema imunológico. O ser humano é incapaz de sintetizar a vitamina C pois perdeu essa capacidade durante o processo de evolução. Assim, é extremamente importante o consumo de alimentos ricos em Vitamina C ou a compensação desta vitamina pela ingestão de suplementos alimentares. A dose recomendada de ingestão de vitamina C é de cerca de 100 mg por dia. Mas, qual a diferença entre beber um sumo de laranja, comer um kiwi ou um pimento ou tomar comprimidos de vitamina C, em termos da quantidade ingerida? No laboratório podemos quantificar e comparar as concentrações desta vitamina para os diferentes casos. Nesta atividade vamos determinar a concentração de vitamina C num comprimido comercial, numa amostra de sumo de laranja empacotada e numa peça de fruta fresca (por exemplo, a laranja ou o limão).
Dias: 24

Escudo solar - 1º e 2º ciclo

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Escudo solar - 3º ciclo e secundário

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Escudo solar - pré-escolar

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Espetáculo da Física

Exposição interativa baseada em pequenas demonstrações de princípios físicos, explorando-se de forma lúdica e educativa os conteúdos apresentados.
Dias: 21 | 22 | 24 | 25

Fislab

Vem conhecer os laboratórios do Departamento de Física
Dias: 21 | 22 | 24 | 25

Furbys

Vem conhecer o espetacular mundo da robótica. Descobrir, interagir , tocar e ouvir são alguns dos pedidos te vamos fazer.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Geometria criativa para a criatividade

A criatividade é uma dimensão muito importante para o desenvolvimento da sociedade. A Matemática não pode alhear-se do papel que pode desempenhar para a consecução deste objetivo.
Dias: 24

< 1 | 2 | 3 | 4 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia