Programa para alunos ensino superior

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Holografia 3D

Sessão experimental na qual se dará a conhecer a técnica de registo holográfico de gravação a 3D com luz laser e permitirá construir um holograma
Dias: 24 | 25

Implementação de sistemas de monotorização e controlo de um motor elétrico

Introdução aos sistemas de supervisão e controlo de processos industriais
Dias: 21 | 25

Interdisciplinaridade: Métodos gráficos de representação de palavras-chave para uso na abordagem de conteúdos interdisciplinares

A inter-relação entre duas ou mais disciplinas de maneira clara e útil para a compreensão de alguns assuntos, embora fortemente desejável é, de um modo geral, difícil de conseguir. Quer os alunos quer os docentes têm dificuldades de ordem vária na utilização de conceitos/conhecimentos provenientes de outra(s) disciplina(s) / área(s). A aprendizagem. Em geral, os conhecimentos são colocados em “compartimentos estanques”, o que se traduz em pouca flexibilidade na sua utilização imediata e dificuldade em inter-relacioná-los Isto conduz a “incredulidade” da sua utilidade posterior, num futuro mais ou menos próximo. A construção de esquematizações que promovam interdisciplinaridade de modo visualmente apelativo e motivante, apresenta-se-nos de grande utilidade. Serão dados exemplos das chamadas “nuvens de palavras”, que se espera sejam, além de visualmente interessantes, de utilidade na promoção da interdisciplinaridade.
Dias: 23

Isto para mim é chinês!

Chinês vs português. Vem aprender a dizer o teu nome em chinês assim como outras expressões do dia a dia.
Dias: 22 | 24

Oficina de robôs NXT

Vem construir, programar e competir com um robô!
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Posso analisar diretamente o que como?

A análise de alimentos requer um tratamento prévio das amostras que é diferente para amostras diferentes, tal como água e peixe. Nesta atividade poderás ficar a saber porque é diferente o tratamento e como o podes fazer.
Dias: 23

Química por tabela 2.0 - 3º ciclo, secundário e ensino superior

Química por Tabela é uma atividade da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro criada com base no trabalho de Paulo Claro e Brian Goodfellow do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.
Dias: 23

Reconstrução 3D e realidade virtual

Apresentação de trabalhos na área de reconstrução 3D de ambiente reais a partir de dados laser assim como alguns projetos na área de visualização em ambientes de realidade virtual.
Dias: 23

Robôs que jogam futebol

O desenvolvimento de equipas de robôs móveis, capazes de realizar tarefas de forma autónoma, é uma das vertentes da investigação atual em robótica. O RoboCup é um projeto internacional que promove a investigação em robótica móvel através da realização de competições, em que um dos problemas propostos é o futebol jogado de forma autónoma por robôs. O DETI-UA tem participado regularmente nessas competições, com a equipa CAMBADA, constituída por 6 robôs construídos e desenvolvidos no Laboratório de Robótica IRIS.
Dias: 22 | 23

Sabes o que comes?

Quantificar a presença de muitos elementos em amostras de bebidas e de alimentos não é difícil, mas exige conhecimentos sobre técnicas de tratamento diferenciado das amostras, de utilização de equipamentos sofisticados e de estatística que garanta a qualidade dos resultados obtidos. Poderás aprender um pouco de tudo isto nesta atividade.
Dias: 23

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