Programa para alunos secundário

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Conversas na Academia - Energias renováveis e os desafios do Protocolo de Paris 2015

A insustentável leveza das energias renováveis (ER).

O peso das ER nas maiores economias, sociedades desenvolvidas, sociedades em desenvolvimento e sociedades tradicionais. ER e autonomia energética: A visibilidade das ER na produção elétrica (hídrico, eólico, fotovoltaico) e o desconhecimento dos biocombustíveis sólidos (biomassa, pellets e outros recursos florestais), Desafios e oportunidades na variabilidade e na intermitência das ER: Os exemplo da Suíça e outros nas reservas hídricas e turbinas reversíveis. O impacto das ER no ambiente, patrimónios natural e cultural, comunidades locais, arquitetura urbana,… e no bolso do contribuinte.
Dias: 22

Conversas na Academia - Nanotecnologias: Grandes coisas a partir de um pequeno mundo

Tal como os homens, as tecnologias não se medem aos palmos. É o caso das Nanotecnologias que constroem e utilizam materiais, dispositivos e máquinas à escala do nanómetro. E um nanómetro é um bilionésimo de um metro, ou seja, 1000000000 de vezes mais pequeno do que 1 metro, é mesmo pequeno… Mas assim sendo como é que as Nanotecnologias irão resolver alguns dos problemas do mundo? Energia limpa, materiais mais leves e duráveis, dispositivos médicos e medicamentos para detetar e tratar doenças com menos efeitos colaterais…?
Dias: 22

Desenvolve o teu carro, modelado e impresso em 3D!

Introdução ao programa de modelação 3D – Tinkercad e impressão em 3D dos componentes modelados com o objectivo de construir um carro.
Dias: 23

Deste chá eu gosto! - 3º ciclo e secundário

Vamos fazer chá, scones e manteiga e degustar o resultado no final da atividade.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Determinação de Vitamina C

A vitamina C foi isolada pela primeira vez pelo húngaro Albert Szent-Györgyi em 1928. Na mesma época, em 1932, Charles Glen King e W. A. Waugh, da Universidade de Pittsburg, encontraram um composto idêntico no sumo do limão. Em 1933, os químicos ingleses Sir Walter Norman Haworth e Sir Edmund Hirst estabeleceram a estrutura da vitamina C e sugeriram em conjunto com Szent-Györgyi a mudança de nome para ácido L-ascórbico devido às suas propriedades antiescorbúticas. Em 1965 a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemists) confirmou o uso dos nomes ácido L-ascórbico ou ácido ascórbico para a vitamina C. Em 1937, Haworth (Química) e Szent-Györgyi (Medicina) receberam o Prémio Nobel pelos seus trabalhos relacionados com a vitamina C. A vitamina C ou, ácido ascórbico (AA) é um poderoso antioxidante, combate a formação de radicais livres, ajuda no crescimento das células do organismo e fortalece o sistema imunológico. O ser humano é incapaz de sintetizar a vitamina C pois perdeu essa capacidade durante o processo de evolução. Assim, é extremamente importante o consumo de alimentos ricos em Vitamina C ou a compensação desta vitamina pela ingestão de suplementos alimentares. A dose recomendada de ingestão de vitamina C é de cerca de 100 mg por dia. Mas, qual a diferença entre beber um sumo de laranja, comer um kiwi ou um pimento ou tomar comprimidos de vitamina C, em termos da quantidade ingerida? No laboratório podemos quantificar e comparar as concentrações desta vitamina para os diferentes casos. Nesta atividade vamos determinar a concentração de vitamina C num comprimido comercial, numa amostra de sumo de laranja empacotada e numa peça de fruta fresca (por exemplo, a laranja ou o limão).
Dias: 24

Escudo solar - 3º ciclo e secundário

Vamos fazer um protetor solar que vai proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol.
Dias: 21 | 22 | 23 | 24 | 25

Esparguete à estrutuguesa

Uma série de desafios únicos envolvendo esparguete, criatividade e estruturas complexas...
Dias: 23

Espetáculo da Física

Exposição interativa baseada em pequenas demonstrações de princípios físicos, explorando-se de forma lúdica e educativa os conteúdos apresentados.
Dias: 21 | 22 | 24 | 25

Evolução da vida na terra: o que nos contam os fósseis - secundário

Surgimento e evolução da vida na Terra. O registo fóssil e o que podemos deduzir desse registo
Dias: 23 | 25

Física Viva - 3º ciclo e secundário

Física Viva é um espectáculo vivo de física do quotidiano
Dias: 25

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