Atividade Experimental

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A biologia e a química no tratamento de águas residuais...

As águas residuais são uma consequência inevitável de diversas atividades humanas (doméstica, industrial, comercial, agrícola, etc.) e quando lançadas no meio ambiente podem provocar graves problemas de desequilíbrio nos ecossistemas naturais. Para minorar esses problemas existem várias opções de tratamento. Nas situações mais comuns, um sistema completo de tratamento de águas residuais envolve operações físicas e processos químicos e biológicos. Esta atividade pretende ilustrar alguns aspetos do tratamento de águas residuais por técnicas físico-químicas e por processos biológicos. Os participantes poderão realizar ou observar uma pequena experiência laboratorial de tratamento de uma água residual industrial por um processo físico-químico. Poderão também observar o funcionamento de reatores biológicos no tratamento de águas residuais bem como observar ao microscópio a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesses reatores.
Dias: 25

A cor dos metais - luz e calor

Como foram identificados os elementos que formam as estrelas? E os compostos recentemente descobertos em Marte (percloratos) que parecem demonstrar a existência de água neste planeta? A resposta pode ser resumida numa palavra- espectroscopia. Esta técnica vai ser usada para observar a cor de elementos quando aquecidos a temperaturas elevadas ou de soluções de sais quando absorvem luz.
Dias: 25

À descoberta de vulcões extintos e as placas tectónicas no fundo do mar

A superfície do Planeta Terra é dinâmica e surpreende-nos diariamente com sismos e erupções vulcânicas. Este dinamismo deve-se em parte à existência de placas tectónicas que cobrem a superfície terrestre e estão em constante movimento. Existem vários tipos de fronteiras de placas tectónicas, e uma das mais fascinantes é a fronteira convergente. Nestas, a crusta oceânica que se forma nas cristas médias oceânicas, é devolvida ao interior da Terra em suturas, formadas por fossas de grandes dimensões, num processo que se chama subducção. Nesta atividade vamos descobrir os vários tipos de fronteiras de placas tectónicas e falar em especial da zona de subducção Izu-Bonin-Mariana, no Oceano Pacífico, onde em 2014, cientistas de todo o mundo participaram em 3 expedições do International Ocean Discovery Program. Nestas expedições foram perfuradas as rochas do fundo do mar que testemunham a atividade vulcânica desta zona de subducção durante os últimos 50 milhões de anos da história do Planeta Terra.
Dias: 27

À descoberta dos minerais: experimentar e conhecer para utilizar

Os minerais são substâncias naturais, que dependendo da sua composição e das condições em que se formaram na Terra, apresentam propriedades que foram decisivas na construção da história da humanidade, desde a pré-história até à atualidade. Sabes porque os minerais têm cores tão diferentes? E porque pequenas amostras de certos minerais são mais pesadas que amostras grandes de outros minerais? Sabias que há minerais fluorescentes? Porque são tão procurados e caros os diamantes? Alguns minerais são até capazes de produzir energia! Sabes quais? Fazes ideia da quantidade e quais os tipos de minerais que estão presentes na tua casa? E que há minerais capazes de cortar rocha? Qual foi um dos primeiros minerais a ser utilizado pelo Homem e qual a razão para isso acontecer? Este é o desafio que te propomos: vem conhecer os minerais e as suas propriedades, e perceber porque são tão importantes na nossa vida! Estudar minerais não é partir pedra, mas também te vamos propor esse desafio…
Dias: 23 | 25

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Sem outras pistas que possam indicar quem levou a cabo o cativeiro e onde ficou preso o animal, a análise de amostras arenosas encontradas no carro poderá identificar o local do cativeiro. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A história de um lançamento - 1º ciclo

História com ciência que, a partir de um enredo ficcionado, desperta a curiosidade e o interesse por conceitos básicos de ciência que a seguir se exploram num momento prático.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A história de um lançamento - pré-escolar

História com ciência que, a partir de um enredo ficcionado, desperta a curiosidade e o interesse por conceitos básicos de ciência que a seguir se exploram num momento prático.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A magia da ótica

Quando falamos em ótica falamos essencialmente de luz. A luz está presente em todos os aspetos das nossas vidas e podemos dizer até que é um fator essencial à nossa existência. Sabem porque se forma o arco-íris? E porque é que precisamos de óculos especiais para ver um filme em 3D? Estas são apenas algumas das perguntas que podem ver respondidas nesta atividade.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Análise de alimentos – é necessário tratamento prévio das amostras?

A análise de alimentos requer um tratamento prévio das amostras que é diferente para amostras diferentes, tal como água e peixe. Nesta atividade poderás ficar a saber porque é diferente o tratamento e como o podes fazer.
Dias: 24 | 27

Áreas de intervenção do terapeuta da fala – mitos e verdades

O conjunto de atividades que irão ser realizadas tem como objetivo dar a conhecer algumas das áreas de atuação do terapeuta da fala na sua prática clínica e na investigação aplicada.
Dias: 25

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