Visita Guiada

1 | 2 >

Afinal, para que serve um túnel de vento?

O vento desempenha um papel cada vez mais preponderante nas nossas vidas, desde fonte de energia a mecanismo de purificação do ar que respiramos. Em muitas aplicações, é fundamental percebermos os efeitos do vento sobre todo o tipo de objetos. Para estudarmos estes efeitos, é muito frequente utilizarmos um túnel de vento.
Dias: 25

Comunicações rádio e transmissão de energia sem fios

Apresentação, desenvolvimento e demonstração de identificação por rádio frequência (RFID) usando plataforma Arduino e apresentação, demonstração e demonstração de transmissão de energia sem fios (Wireless Power Transmission) utilizando Arduino para medição.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26

Conversão energética de biomassa florestal: um contributo para a economia e sustentabilidade energética de Portugal

A depleção de recursos energéticos de origem fóssil e os problemas de índole ambiental relacionados com a sua utilização, associados ao aumento do consumo de energia pela humanidade e ao seu impacto na economia, exigem uma consciencialização no sentido da utilização de recursos energéticos renováveis. Num país como Portugal, pobre em recursos energéticos de origem fóssil, e com uma economia bastante dependente deles, a necessidade de diversificação dos recursos energéticos e o aproveitamento de recursos endógenos e renováveis é de extrema importância para a economia do país. Neste contexto, a utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica e elétrica coloca-se como uma de entre as várias opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis. A utilização de biomassa residual para fins energéticos constitui também uma importante força motriz na perspetiva de uma gestão mais eficiente da floresta e da agricultura, e para o desenvolvimento industrial do país e respetiva criação de emprego, tal como se observa nas economias desenvolvidas de países escandinavos. De facto, verifica-se que a adoção de soluções energéticas eficientes baseadas na biomassa fomentam o desenvolvimento de sectores industriais e de serviços associados, e um correspondente nível elevado de conhecimento científico e tecnológico, conducentes ao respetivo desenvolvimento económico e competitividade. Em Portugal, esta opção poderá contribuir ainda para inverter a tendência de abandono para o qual têm sido remetidas a floresta e agricultura, setores fundamentais para o desenvolvimento económico e social do país, com as consequências que daí advêm para o ambiente, a sociedade e a economia.
Dias: 23

Fislab

Visitas guiadas a laboratórios do Departamento de Física
Dias: 23 | 24 | 26 | 27

Geogames – aprendizagem em movimento

Porque havemos de aprender dentro de quatro paredes no piso inferior de um Departamento quando temos um magnífico Campus Universitário que serve muito melhor o propósito de se aprender em contexto e em movimento? Porque devemos aprender apenas conteúdos de uma disciplina de forma isolada quando os fenómenos se manifestam no mundo real de forma integrada e holística? A tecnologia atualmente disponível pode permitir, em momentos oportunos, a libertação dessas quatro paredes e das barreiras disciplinares, e conduzir a aprendizagens significativas e à cocriação de conhecimento. Tendo como mote a literacia espacial e as possíveis interligações com outras disciplinas, é isso que se propõe desenvolver nesta atividade.
Dias: 24 | 25 | 26

Jardins de sal

Fica a conhecer o papel do sal ao longo da história e a sua produção de forma artesanal em salinas tradicionais.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Observar, questionar e experimentar no Jardim da Ciência

Como posso elevar-me com menos esforço? Que espécies posso encontrar no ambiente estuarino da costa da região de Aveiro? Por que é que a minha imagem aparece deformada? Os exploradores do Jardim da Ciência são desafiados a encontrar respostas a estas e a outras perguntas experimentando diversos módulos interativos
Dias: 25 | 27

Psicologia em ação no laboratório!

Visita guiada ao PsyLab - Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada da Universidade de Aveiro, incluindo uma breve apresentação sobre o equipamento disponível e sobre os estudos em curso nas diversas unidades funcionais: NeuroLab, OlfactionLab, Evo-CogLab, Sleep & ChronoLab, e Stresslab. Os visitantes terão ainda oportunidade de participar em demonstrações práticas de tarefas experimentais em curso nas várias unidades.
Dias: 27

Ser enfermeiro na ESSUA

A presente atividade visa sensibilizar os estudantes do ensino secundário para a oferta formativa da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, com enfoque para a licenciatura em enfermagem.
Dias: 26

Testemunhos geológicos guardados nas rochas do campus e das salinas

Testemunhos geológicos guardados nas rochas, nos minerais e nos fósseis, estão à nossa disposição no chão do campus, nas esculturas e na salina de Santiago. Ao longo de um dado trajecto iremos observar diferentes tipos de rochas que constituem importantes testemunhos da história passada e recente do nosso planeta.
Dias: 23

1 | 2 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia