Programa para alunos 3.º ciclo

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A biologia e a química no tratamento de águas residuais...

As águas residuais são uma consequência inevitável de diversas atividades humanas (doméstica, industrial, comercial, agrícola, etc.) e quando lançadas no meio ambiente podem provocar graves problemas de desequilíbrio nos ecossistemas naturais. Para minorar esses problemas existem várias opções de tratamento. Nas situações mais comuns, um sistema completo de tratamento de águas residuais envolve operações físicas e processos químicos e biológicos. Esta atividade pretende ilustrar alguns aspetos do tratamento de águas residuais por técnicas físico-químicas e por processos biológicos. Os participantes poderão realizar ou observar uma pequena experiência laboratorial de tratamento de uma água residual industrial por um processo físico-químico. Poderão também observar o funcionamento de reatores biológicos no tratamento de águas residuais bem como observar ao microscópio a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesses reatores.
Dias: 25

À descoberta de vulcões extintos e as placas tectónicas no fundo do mar

A superfície do Planeta Terra é dinâmica e surpreende-nos diariamente com sismos e erupções vulcânicas. Este dinamismo deve-se em parte à existência de placas tectónicas que cobrem a superfície terrestre e estão em constante movimento. Existem vários tipos de fronteiras de placas tectónicas, e uma das mais fascinantes é a fronteira convergente. Nestas, a crusta oceânica que se forma nas cristas médias oceânicas, é devolvida ao interior da Terra em suturas, formadas por fossas de grandes dimensões, num processo que se chama subducção. Nesta atividade vamos descobrir os vários tipos de fronteiras de placas tectónicas e falar em especial da zona de subducção Izu-Bonin-Mariana, no Oceano Pacífico, onde em 2014, cientistas de todo o mundo participaram em 3 expedições do International Ocean Discovery Program. Nestas expedições foram perfuradas as rochas do fundo do mar que testemunham a atividade vulcânica desta zona de subducção durante os últimos 50 milhões de anos da história do Planeta Terra.
Dias: 27

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Sem outras pistas que possam indicar quem levou a cabo o cativeiro e onde ficou preso o animal, a análise de amostras arenosas encontradas no carro poderá identificar o local do cativeiro. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A magia da ótica

Quando falamos em ótica falamos essencialmente de luz. A luz está presente em todos os aspetos das nossas vidas e podemos dizer até que é um fator essencial à nossa existência. Sabem porque se forma o arco-íris? E porque é que precisamos de óculos especiais para ver um filme em 3D? Estas são apenas algumas das perguntas que podem ver respondidas nesta atividade.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A resistência ao fogo dos edifícios

Vem conhecer o Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo (LERF)
Dias: 23 | 24 | 25

Afinal, para que serve um túnel de vento?

O vento desempenha um papel cada vez mais preponderante nas nossas vidas, desde fonte de energia a mecanismo de purificação do ar que respiramos. Em muitas aplicações, é fundamental percebermos os efeitos do vento sobre todo o tipo de objetos. Para estudarmos estes efeitos, é muito frequente utilizarmos um túnel de vento.
Dias: 25

Amor natura – exposição de fotografia

A natureza é a maior das forças. Unificadora, pacificadora, pedagoga. Enquanto privilegiados testemunhos da sua incomensurável beleza, nem sempre nos permitimos senti-la, admirá-la, respirá-la. Enquanto humanidade, nem sempre a respeitamos, sendo paradoxalmente ela quem nos alimenta, quem nos dá a vida.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Aprender ciência a brincar – uma experiência indiana - 2º e 3º ciclo

Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram
Dias: 23 | 24 | 27

Artes marciais

O treino de uma arte marcial é benéfico em diversos aspetos, isto é, tem um papel importante no desenvolvimento do praticante, tanto a nível físico, como a nível intelectual e moral, o que irá mais tarde refletir-se na formação como indivíduo de cada praticante.
Dias: 23 | 26

As câmaras digitais não servem só para fotografia

Mas será que as câmaras digitais servem apenas para registar os nossos momentos do dia a dia? Será a fotografia a única aplicação destes dispositivos?
Dias: 23 | 25 | 27

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Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia