Programa para alunos 2.º ciclo

1 | 2 | 3 >

A biologia e a química no tratamento de águas residuais...

As águas residuais são uma consequência inevitável de diversas atividades humanas (doméstica, industrial, comercial, agrícola, etc.) e quando lançadas no meio ambiente podem provocar graves problemas de desequilíbrio nos ecossistemas naturais. Para minorar esses problemas existem várias opções de tratamento. Nas situações mais comuns, um sistema completo de tratamento de águas residuais envolve operações físicas e processos químicos e biológicos. Esta atividade pretende ilustrar alguns aspetos do tratamento de águas residuais por técnicas físico-químicas e por processos biológicos. Os participantes poderão realizar ou observar uma pequena experiência laboratorial de tratamento de uma água residual industrial por um processo físico-químico. Poderão também observar o funcionamento de reatores biológicos no tratamento de águas residuais bem como observar ao microscópio a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesses reatores.
Dias: 25

À descoberta dos minerais: experimentar e conhecer para utilizar

Os minerais são substâncias naturais, que dependendo da sua composição e das condições em que se formaram na Terra, apresentam propriedades que foram decisivas na construção da história da humanidade, desde a pré-história até à atualidade. Sabes porque os minerais têm cores tão diferentes? E porque pequenas amostras de certos minerais são mais pesadas que amostras grandes de outros minerais? Sabias que há minerais fluorescentes? Porque são tão procurados e caros os diamantes? Alguns minerais são até capazes de produzir energia! Sabes quais? Fazes ideia da quantidade e quais os tipos de minerais que estão presentes na tua casa? E que há minerais capazes de cortar rocha? Qual foi um dos primeiros minerais a ser utilizado pelo Homem e qual a razão para isso acontecer? Este é o desafio que te propomos: vem conhecer os minerais e as suas propriedades, e perceber porque são tão importantes na nossa vida! Estudar minerais não é partir pedra, mas também te vamos propor esse desafio…
Dias: 23 | 25

A magia da ótica

Quando falamos em ótica falamos essencialmente de luz. A luz está presente em todos os aspetos das nossas vidas e podemos dizer até que é um fator essencial à nossa existência. Sabem porque se forma o arco-íris? E porque é que precisamos de óculos especiais para ver um filme em 3D? Estas são apenas algumas das perguntas que podem ver respondidas nesta atividade.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Amor natura – exposição de fotografia

A natureza é a maior das forças. Unificadora, pacificadora, pedagoga. Enquanto privilegiados testemunhos da sua incomensurável beleza, nem sempre nos permitimos senti-la, admirá-la, respirá-la. Enquanto humanidade, nem sempre a respeitamos, sendo paradoxalmente ela quem nos alimenta, quem nos dá a vida.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Aprender ciência a brincar – uma experiência indiana - 2º e 3º ciclo

Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram
Dias: 23 | 24 | 27

Artes marciais

O treino de uma arte marcial é benéfico em diversos aspetos, isto é, tem um papel importante no desenvolvimento do praticante, tanto a nível físico, como a nível intelectual e moral, o que irá mais tarde refletir-se na formação como indivíduo de cada praticante.
Dias: 23 | 26

Associação David Melgueiro: Expedição científica "MARBOREALIS”.

Apresentação do projeto promovido pela Associação David Melgueiro com vista à construção de um veleiro de investigação científica para exploração Ártica.
Dias: 24 | 25

Banho de bolhas - 1º e 2º ciclo

Vamos fazer um produto que vai tornar o nosso banho uma experiência mais agradável, cheirosa e efervescente!
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Champimóvel

Vamos fazer uma viagem interativa através do corpo humano, apresentada pela personagem Champi.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Circo matemático

Espetáculo de circo matemático com atividades lúdicas atrativas e variadas, todas de cariz matemático.
Dias: 27

1 | 2 | 3 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia