Programa para 27 de novembro

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À descoberta de vulcões extintos e as placas tectónicas no fundo do mar

A superfície do Planeta Terra é dinâmica e surpreende-nos diariamente com sismos e erupções vulcânicas. Este dinamismo deve-se em parte à existência de placas tectónicas que cobrem a superfície terrestre e estão em constante movimento. Existem vários tipos de fronteiras de placas tectónicas, e uma das mais fascinantes é a fronteira convergente. Nestas, a crusta oceânica que se forma nas cristas médias oceânicas, é devolvida ao interior da Terra em suturas, formadas por fossas de grandes dimensões, num processo que se chama subducção. Nesta atividade vamos descobrir os vários tipos de fronteiras de placas tectónicas e falar em especial da zona de subducção Izu-Bonin-Mariana, no Oceano Pacífico, onde em 2014, cientistas de todo o mundo participaram em 3 expedições do International Ocean Discovery Program. Nestas expedições foram perfuradas as rochas do fundo do mar que testemunham a atividade vulcânica desta zona de subducção durante os últimos 50 milhões de anos da história do Planeta Terra.
Dias: 27

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Sem outras pistas que possam indicar quem levou a cabo o cativeiro e onde ficou preso o animal, a análise de amostras arenosas encontradas no carro poderá identificar o local do cativeiro. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A história de um lançamento - 1º ciclo

História com ciência que, a partir de um enredo ficcionado, desperta a curiosidade e o interesse por conceitos básicos de ciência que a seguir se exploram num momento prático.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A história de um lançamento - pré-escolar

História com ciência que, a partir de um enredo ficcionado, desperta a curiosidade e o interesse por conceitos básicos de ciência que a seguir se exploram num momento prático.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A magia da ótica

Quando falamos em ótica falamos essencialmente de luz. A luz está presente em todos os aspetos das nossas vidas e podemos dizer até que é um fator essencial à nossa existência. Sabem porque se forma o arco-íris? E porque é que precisamos de óculos especiais para ver um filme em 3D? Estas são apenas algumas das perguntas que podem ver respondidas nesta atividade.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Amor natura – exposição de fotografia

A natureza é a maior das forças. Unificadora, pacificadora, pedagoga. Enquanto privilegiados testemunhos da sua incomensurável beleza, nem sempre nos permitimos senti-la, admirá-la, respirá-la. Enquanto humanidade, nem sempre a respeitamos, sendo paradoxalmente ela quem nos alimenta, quem nos dá a vida.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Análise de alimentos – é necessário tratamento prévio das amostras?

A análise de alimentos requer um tratamento prévio das amostras que é diferente para amostras diferentes, tal como água e peixe. Nesta atividade poderás ficar a saber porque é diferente o tratamento e como o podes fazer.
Dias: 24 | 27

Aprender ciência a brincar – uma experiência indiana - 2º e 3º ciclo

Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram
Dias: 23 | 24 | 27

As câmaras digitais não servem só para fotografia

Mas será que as câmaras digitais servem apenas para registar os nossos momentos do dia a dia? Será a fotografia a única aplicação destes dispositivos?
Dias: 23 | 25 | 27

As pautas da rádio

Nesta atividade será explicada a forma como os diferentes serviços de rádio são organizados no espectro eletromagnético. Curiosamente, existem semelhanças com a forma como as notas musicais são estruturadas e essa relação é explorada para que os jovens compreendam a organização do espectro eletromagnético.
Dias: 26 | 27

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