Programa para 24 de novembro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >

A difração de raios-X ao serviço da investigação criminal

Foi encontrado, na bagageira de um automóvel, um animal premiado dado como desaparecido pelo seu dono. Sem outras pistas que possam indicar quem levou a cabo o cativeiro e onde ficou preso o animal, a análise de amostras arenosas encontradas no carro poderá identificar o local do cativeiro. Como? Venham descobrir connosco!
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A história de um lançamento - 1º ciclo

História com ciência que, a partir de um enredo ficcionado, desperta a curiosidade e o interesse por conceitos básicos de ciência que a seguir se exploram num momento prático.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A história de um lançamento - pré-escolar

História com ciência que, a partir de um enredo ficcionado, desperta a curiosidade e o interesse por conceitos básicos de ciência que a seguir se exploram num momento prático.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A magia da ótica

Quando falamos em ótica falamos essencialmente de luz. A luz está presente em todos os aspetos das nossas vidas e podemos dizer até que é um fator essencial à nossa existência. Sabem porque se forma o arco-íris? E porque é que precisamos de óculos especiais para ver um filme em 3D? Estas são apenas algumas das perguntas que podem ver respondidas nesta atividade.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

A resistência ao fogo dos edifícios

Vem conhecer o Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo (LERF)
Dias: 23 | 24 | 25

Amor natura – exposição de fotografia

A natureza é a maior das forças. Unificadora, pacificadora, pedagoga. Enquanto privilegiados testemunhos da sua incomensurável beleza, nem sempre nos permitimos senti-la, admirá-la, respirá-la. Enquanto humanidade, nem sempre a respeitamos, sendo paradoxalmente ela quem nos alimenta, quem nos dá a vida.
Dias: 23 | 24 | 25 | 26 | 27

Análise de alimentos – é necessário tratamento prévio das amostras?

A análise de alimentos requer um tratamento prévio das amostras que é diferente para amostras diferentes, tal como água e peixe. Nesta atividade poderás ficar a saber porque é diferente o tratamento e como o podes fazer.
Dias: 24 | 27

Aprender ciência a brincar – uma experiência indiana - 2º e 3º ciclo

Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram
Dias: 23 | 24 | 27

Aprender ciência a brincar – uma experiência indiana - pré-escolar e 1º ciclo

Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram
Dias: 23 | 24 | 26

Aprender e pensar sobre ciência na companhia do sal

Esta atividade surge integrada no projecto “SalCiência II”, que visa, entre outros objetivos o estudo interdisciplinar (Física, Química, Biologia e Geologia) do cloreto de sódio, água do mar e salmoura por alunos do ensino secundário. Almeja-se que o trabalho à volta, ou na companhia, do Sal potencie aprendizagens de qualidade e também motivação para a escolha de uma carreira profissional na Ciência.
Dias: 24

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia