Exposição

Capitão GPT

Põe à prova os teus conhecimentos em turismo
Dias: 24

Carro de Corrida Norma M20FC

Modestamente falando a equipa Torres Rally Team tem o enorme orgulho de poder contribuir com uma grande e prestigiante instituição, a Universidade de Aveiro. Embora saibamos que conhecemos os automóveis, temos a perfeita noção que estamos longe de saber tudo! Desta forma, o nosso desafio é estar ligado a pessoas, parceiros e instituições que busquem o conhecimento! Assim, errando, melhorando e aperfeiçoando (...) queremos estar com os melhores, mas nunca com os que sabem tudo! Julgamos que a humanidade tem evoluído com o pequeno contributo que cada indivíduo individualmente dá na sua área específica, o que em conjunto faz o todo que conhecemos hoje. Podemos dizer que não conhecemos ninguém ao longo da história que tenha contribuído sozinho de forma categórica, concludente e grandemente para a melhoria da sociedade. Conhecemos, sim, pessoas que melhoraram algo, seja na sua profissão, investigação, pessoalmente ou em sociedade, etc. Por tudo isto, a nossa equipa propôs à Universidade de Aveiro melhorar o conhecimento na área da competição automóvel, desafio que foi bem aceite pelos seus responsáveis. Assim sendo, o que a Torres Rally Team e a Universidade propõe aos seus alunos e professores é melhorar até onde for possível a performance própria deste nosso desporto, quer seja em velocidade de ponta, arranque, recuperação de rotações, no comportamento geral do carro (...) de modo a proporcionar que os nossos bólides sejam melhores! E no futuro, não sabemos se a própria Universidade partilhará os conhecimentos adquiridos com outras equipas e pilotos (nacionais ou estrangeiros). Salientamos que a atividade desportiva relacionada com o automóvel é bastante valorizada e até bem remunerada. No entanto, aconselhamos vivamente, que qualquer indivíduo não deverá escolher a profissão de uma vida, pura e simplesmente, pelo factor dinheiro mas pelo saber fazer e principalmente porque gosta da mesma! O dinheiro será apenas uma consequência. Texto de Carlos Torres, Director da Torres Rally Team
Dias: 24 | 25 | 26 | 27 | 28

Eletrónica em Papel. Why not?

Criar circuitos eletrónicos, geralmente, é trabalhoso, demorado e caro, ou era, até desenvolverem uma impressora convencional que permite imprimir circuitos eletrónicos em vários tipos de materiais, como por exemplo o papel. Dessa maneira, a criação de protótipos torna-se extremamente rápida, flexível e acessível a qualquer pessoa.
Dias: 26

Espetáculo da Física

Exposição interativa baseada em pequenas demonstrações de princípios físicos, explorando-se de forma lúdica e educativa os conteúdos apresentados.
Dias: 24 | 25 | 27 | 28

Mãos na massa

Exposição interativa composta por numerosos módulos, envolvendo diversas áreas da ciência
Dias: 24 | 25 | 26 | 27 | 28

Minerais: experimentar e conhecer para utilizar

Sabes porque os minerais têm cores tão diferentes? E porque pequenas amostras de certos minerais são mais pesadas que amostras grandes de outros minerais? Sabias que há minerais fluorescentes? Porque são tão procurados e caros os diamantes? Alguns minerais são até capazes de produzir energia! Sabes quais? Fazes ideia da quantidade e quais os tipos de minerais que estão presentes na tua casa? E que há minerais capazes de cortar rocha? Qual foi um dos primeiros minerais a ser utilizado pelo Homem e qual a razão para isso acontecer?
Dias: 25 | 28

Quando os fósseis ganham vida - Exposição de Paleoarte e Fósseis

Como eram os dinossauros? Ou os Pterossauros? Ou as Trilobites? Nada melhor que visitar a Exposição de Paleoarte e Fósseis “Quando os fósseis ganham vida” para poder apreciar alguns daqueles extraordinários animais que, apesar de já não existirem, ainda “vivem” na arte e ciência dos “paleoartistas” ou nos vários tipos de fósseis — alguns de grandes dimensões, como o crânio de um Triceratops, outros mais diminutos, com as Trilobites — que também vais poder observar.
Dias: 24 | 25 | 26 | 27 | 28

Recursos minerais: do interior da Terra até à nossa casa!

Sabias que a maioria das matérias-primas que usas no dia a dia são recursos minerais? Sabias que cada pessoa vai utilizar cerca de 1500 toneladas de recursos minerais durante a sua vida? Tens ideia de quantas explorações mineiras são necessárias para produzir um simples telemóvel? Sabias que para obteres umas simples 5 gr de ouro é necessário moer cerca de 1 tonelada de rocha? Sabias que gestos tão simples como acender uma lâmpada só são possíveis porque existem explorações mineiras? Não te parece que só por esta breve apresentação as Geociências oferecem um mundo de oportunidades de estudo e de trabalho? De facto, as geociências não são só partir pedra… São muito mais do que isso. Vão desde a prospeção, descoberta e exploração de matérias-primas energéticas, metálicas e não metálicas, à remediação ambiental, ao ordenamento do território e até ao seu contributo na saúde (geomedicina).
Dias: 24 | 26

Rochas e minerais – como os vemos normalmente e como se revelam à escala microscópica

Nesta atividade os participantes são convidados a observarem minerais e rochas, quer à escala que nos é permitida pelos nossos sentidos quer à escala microscópica. Partindo destas observações, discutir-se-à as pistas que elas nos dão para a reconstituição de acontecimentos da história da Terra.
Dias: 26

Tertúlia Desporto Automóvel em Portugal

Gasolina? Borracha queimada? Emoções ao rubro? Bem-vindo ao mundo dos Desportos Motorizados!
Dias: 26

imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia