Vem descobrir como se brinca na Índia e a ciência e tecnologia que estes brinquedos encerram.
Dias:
27
Dar vida aos seres extintos através do desenho — uma atividade com muitos riscos
Queres aprender a desenhar dinossauros? Pterossauros? Trilobites? Arrisca e vem riscar connosco para recriares aqueles extraordinários animais que apesar de já não existirem, irão viver nas folhas de papel onde os desenhares.
Dias:
24 | 25 | 26 | 27
Modestamente falando a equipa Torres Rally Team tem o enorme orgulho de poder contribuir com uma grande e prestigiante instituição, a Universidade de Aveiro. Embora saibamos que conhecemos os automóveis, temos a perfeita noção que estamos longe de saber tudo! Desta forma, o nosso desafio é estar ligado a pessoas, parceiros e instituições que busquem o conhecimento! Assim, errando, melhorando e aperfeiçoando (...) queremos estar com os melhores, mas nunca com os que sabem tudo! Julgamos que a humanidade tem evoluído com o pequeno contributo que cada indivíduo individualmente dá na sua área específica, o que em conjunto faz o todo que conhecemos hoje. Podemos dizer que não conhecemos ninguém ao longo da história que tenha contribuído sozinho de forma categórica, concludente e grandemente para a melhoria da sociedade. Conhecemos, sim, pessoas que melhoraram algo, seja na sua profissão, investigação, pessoalmente ou em sociedade, etc.
Por tudo isto, a nossa equipa propôs à Universidade de Aveiro melhorar o conhecimento na área da competição automóvel, desafio que foi bem aceite pelos seus responsáveis.
Assim sendo, o que a Torres Rally Team e a Universidade propõe aos seus alunos e professores é melhorar até onde for possível a performance própria deste nosso desporto, quer seja em velocidade de ponta, arranque, recuperação de rotações, no comportamento geral do carro (...) de modo a proporcionar que os nossos bólides sejam melhores! E no futuro, não sabemos se a própria Universidade partilhará os conhecimentos adquiridos com outras equipas e pilotos (nacionais ou estrangeiros).
Salientamos que a atividade desportiva relacionada com o automóvel é bastante valorizada e até bem remunerada. No entanto, aconselhamos vivamente, que qualquer indivíduo não deverá escolher a profissão de uma vida, pura e simplesmente, pelo factor dinheiro mas pelo saber fazer e principalmente porque gosta da mesma! O dinheiro será apenas uma consequência.
Texto de Carlos Torres, Director da Torres Rally Team
Dias:
24 | 25 | 26 | 27 | 28
“Claro como água!” é uma peça de teatro para comunicar ciência, dirigida ao público em geral, maiores de 10 anos. É uma produção da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, tendo como pano de fundo o “Ano Internacional da Cooperação pela Água ” (2013). Na peça aborda-se o tema Água de diversos pontos de vista do conhecimento: da Física, da Química, da Geologia, da Engenharia Ambiental e também da Língua Portuguesa.
Dias:
25
A depleção de recursos energéticos de origem fóssil e os problemas de índole ambiental relacionados com a sua utilização, associados ao aumento do consumo de energia pela humanidade e ao seu impacto na economia, exigem uma consciencialização no sentido da utilização de recursos energéticos renováveis.
Num país como Portugal, pobre em recursos energéticos de origem fóssil, e com uma economia bastante dependente deles, a necessidade de diversificação dos recursos energéticos e o aproveitamento de recursos endógenos e renováveis é de extrema importância para a economia do país.
Neste contexto, a utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica e elétrica coloca-se como uma de entre as várias opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis.
A utilização de biomassa residual para fins energéticos constitui também uma importante força motriz na perspetiva de uma gestão mais eficiente da floresta e da agricultura, e para o desenvolvimento industrial do país e respetiva criação de emprego, tal como se observa nas economias desenvolvidas de países Escandinavos. De facto, verifica-se que a adoção de soluções energéticas eficientes baseadas na biomassa fomentam o desenvolvimento de setores industriais e de serviços associados, e um correspondente nível elevado de conhecimento científico e tecnológico, conducentes ao respetivo desenvolvimento económico e competitividade.
Em Portugal, esta opção poderá contribuir ainda para inverter a tendência de abandono para o qual têm sido remetidas a floresta e agricultura, setores fundamentais para o desenvolvimento económico e social do país, com as consequências que daí advêm para o ambiente, a sociedade e a economia.
Dias:
25 | 26
Criar circuitos eletrónicos, geralmente, é trabalhoso, demorado e caro, ou era, até desenvolverem uma impressora convencional que permite imprimir circuitos eletrónicos em vários tipos de materiais, como por exemplo o papel. Dessa maneira, a criação de protótipos torna-se extremamente rápida, flexível e acessível a qualquer pessoa.
Dias:
26
Física Viva é um espectáculo vivo de física do quotidiano
Dias:
28
Sessão experimental no Laboratório de Holografia da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro que dará a conhecer a técnica de registo holográfico de gravação a 3D com luz laser e permitirá construir um holograma.
Dias:
24 | 26 | 27
Com matemática também se joga!
Dias:
24 | 25 | 26 | 27 | 28
Vamos falar um pouco sobre as nossas florestas...
Dias:
26