Interdisciplinaridade: Métodos gráficos de representação de palavras-chave para uso na abordagem de conteúdos interdisciplinares

A inter-relação entre duas ou mais disciplinas de maneira clara e útil para a compreensão de alguns assuntos, embora fortemente desejável é, de um modo geral, difícil de conseguir. Quer os alunos quer os docentes têm dificuldades de ordem vária na utilização de conceitos/conhecimentos provenientes de outra(s) disciplina(s) / área(s). A aprendizagem. Em geral, os conhecimentos são colocados em “compartimentos estanques”, o que se traduz em pouca flexibilidade na sua utilização imediata e dificuldade em inter-relacioná-los Isto conduz a “incredulidade” da sua utilidade posterior, num futuro mais ou menos próximo. A construção de esquematizações que promovam interdisciplinaridade de modo visualmente apelativo e motivante, apresenta-se-nos de grande utilidade. Serão dados exemplos das chamadas “nuvens de palavras”, que se espera sejam, além de visualmente interessantes, de utilidade na promoção da interdisciplinaridade.

Num ambiente de comunicação oral informal, serão apresentados alguns exemplos de “esquematizações interdisciplinares”, sobre assuntos claramente interdisciplinares, a partir dos quais, em diálogo aberto com a assistência, será: i) discutido o modo de os construir, usando técnicas hoje em dia comuns em publicidade; ii) feita a análise da relação entre os conteúdos de cada esquematização / exemplo; iii) feita, para esquematização / exemplo, a contextualização dos assuntos / temas no âmbito da(s) disciplina(s) envolvida(s).

Inscrição obrigatória: sim
Destinatários: Alunos Secundário, Alunos Ensino Superior, Público em Geral
Tipo de atividade: Conversa/Palestra
Duração: 20 min
Local: Departamento de Química - sala 15.1.7

Sessões

Dia Hora Máx. participantes Lugares disponíveis
23-nov 11h00 25 0

Organização: Departamento de Química
Observações: A atividade destina-se igualmente a docentes do ensino secundário.

Última actualização: 12/10/2016

inscrições fechadas
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia