Geogames – aprendizagem em movimento

Porque havemos de aprender dentro de quatro paredes no piso inferior de um Departamento quando temos um magnífico Campus Universitário que serve muito melhor o propósito de se aprender em contexto e em movimento? Porque devemos aprender apenas conteúdos de uma disciplina de forma isolada quando os fenómenos se manifestam no mundo real de forma integrada e holística? A tecnologia atualmente disponível pode permitir, em momentos oportunos, a libertação dessas quatro paredes e das barreiras disciplinares, e conduzir a aprendizagens significativas e à cocriação de conhecimento. Tendo como mote a literacia espacial e as possíveis interligações com outras disciplinas, é isso que se propõe desenvolver nesta atividade.

A atividade proposta consiste numa saída de campo experimental, com vista à pilotagem de duas Apps no domínio dos geogames, desenvolvidas no âmbito de um consórcio europeu financiado pelo programa Erasmus+, denominado ENAbLE – Educational Advacement of ICT-based spatial Literacy in Europe. Para além do desenvolvimento da literacia espacial (em particular de capacidades de orientação espacial), estas aplicações (OriGami e NavApps) permitem a integração de conteúdos de cada nível de ensino, de várias disciplinas, através de tarefas temáticas. É dado especial enfoque às disciplinas no domínio das STEM (Geografia, Ciências, TIC e Matemática), muito embora também seja possível desenvolver tarefas temáticas em disciplinas como as Línguas, a História, etc. Depois de uma breve apresentação sobre as potencialidades das Apps, os alunos serão organizados em grupos de quatro e irão configurar o jogo para outro grupo de alunos, desempenhando o papel de professor (definindo uma rota a seguir e atribuindo tarefas temáticas que se relacionem com conteúdos de disciplinas do nível de escolaridade que estão a frequentar). De seguida cada professor (devem estar no mínimo dois professores na sessão) e a dinamizadora acompanham 8 alunos (dois grupos de 4 alunos) para jogarem o jogo configurado pelos alunos, no Campus da UA. Cada par de grupos de quatro alunos joga alternadamente, enquanto os alunos que configuraram o jogo os seguem e observam, em conjunto com o professor/dinamizadora, sem darem pistas. No final regressam à sala do Departamento de Educação para recolher as perceções dos alunos e dos professores sobre as potencialidades educativas deste geogame bem como as sugestões de melhoria que considerem pertinentes.

Inscrição obrigatória: sim
Destinatários: Alunos 3.º Ciclo
Tipo de atividade: Visita Guiada, Jogo
Duração: 1h30
Local: Departamento de Educação - sala C1.52

Sessões

Dia Hora Máx. participantes Lugares disponíveis
24-nov 15h30 24 0
25-nov 15h30 24 0
26-nov 15h30 24 0

Organização: Departamento de Educação e Psicologia
Observações: Será realizada uma sessão para alunos do 7º ano, uma sessão para alunos do 8º ano e uma sessão para alunos do 9º ano. Será necessária a existência de pelo menos um smartphone para cada quatro alunos, com possibilidade de acesso à internet. A inscrição pressupõe a presença de pelo menos 2 professores para, em conjunto com a dinamizadora, acompanharem os alunos na saída de campo.

Última actualização: 01/10/2015

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