Quando os fósseis ganham vida - Exposição de Paleoarte e Fósseis

Como eram os dinossauros? Ou os Pterossauros? Ou as Trilobites? Nada melhor que visitar a Exposição de Paleoarte e Fósseis “Quando os fósseis ganham vida” para poder apreciar alguns daqueles extraordinários animais que, apesar de já não existirem, ainda “vivem” na arte e ciência dos “paleoartistas” ou nos vários tipos de fósseis — alguns de grandes dimensões, como o crânio de um Triceratops, outros mais diminutos, com as Trilobites — que também vais poder observar.

A exposição conta com vários módulos temáticos que compõem um interessante e diversificado percurso expositivo. Nela poderás ver desde as pequenas trilobites de Valongo a outras maiores de Arouca (da coleção particular de Carlos Dias), bem como outros invertebrados fossilizados. Poderás, ainda, ver vários modelos ao tamanho real de dinossauros, alguns dos quais portugueses e oriundos da Lourinhã.
Convidamos-te ainda a apreciar magníficas ilustrações de “paleoilustradores” de todo o mundo que participaram na primeira edição do Concurso Internacional de Ilustração Paleontológica (organizado em 2011 pelo Laboratório de Ilustração Científica do Dep. de Biologia da Universidade de Aveiro e o Dep. de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), bem como outras obras do biólogo e ilustrador Fernando Correia e de vários alunos do Curso de Formação em Ilustração Científica. Da observação de vários pendões e bandas de grandes dimensões poderás ainda aprender como se faz ilustração paleontológica e se reconstitui, de forma científica, um dinossauro a partir apenas do esqueleto restaurado com os elementos fósseis escavados.

Inscrição obrigatória: não
Destinatários: Crianças em idade pré-escolar, Alunos 1.º Ciclo, Alunos 2.º Ciclo, Alunos 3.º Ciclo, Alunos Secundário, Alunos Ensino Superior, Público em Geral
Tipo de atividade: Exposição
Duração: 30 min
Local: Reitoria

Sessões

Dia Hora Máx. participantes Lugares disponíveis
24-nov entrada livre 0
25-nov entrada livre 0
26-nov entrada livre 0
27-nov entrada livre 0
28-nov entrada livre 0

Organização: Departamento de Biologia
Observações: A inauguração oficial realiza-se no dia 24 de novembro pelas 14h00, com uma visita guiada à exposição, pelo curador da mesma, Dr. Fernando Correia e ainda pelo conhecido paleontólogo português, Dr. Octávio Mateus (Universidade Nova de Lisboa e Investigador do Museu da Lourinhã). Das 14h30-15h30 assista a palestra do Dr. Octávio Mateus, que abordará o tema da paleontologia e do poder da ilustração paleontológica.

Última actualização: 23/10/2014

inscrições fechadas
imprimir
Apoios da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia